PONTES ROLANTES - FAMIL

Fone: +55 (16) 3513-5353 / 3513-5352

Rua: José Batista Soares, 181 - CEP: 14176-119 - Sertãozinho - SP - Brasil.
 
Home | Empresa | Produtos | Serviços | | Representação | Contatos 
 
11/11/2015 - Crise é oportunidade para repensar processos e alavancar produtividade do país

 Nas últimas duas décadas, o Brasil experimentou um crescimento muito modesto da produtividade da indústria. O país não conseguiu sustentar a evolução registrada na década de 1990. Apesar de muitos fatores externos interferirem no desempenho das fábricas, há desafios que precisam ser superados da porta para dentro das empresas. Como fazê-lo foi o cerne do debate do terceiro painel do primeiro dia do Encontro Nacional da Indústria (ENAI).

 Na abertura da sessão Produtividade: soluções ao alcance da indústria, Vijay Gosula, sócio-diretor da McKinsey Brasil, trouxe uma análise da trajetória da eficiência no país. Na avaliação dele, o perfil de indústria escolhida aqui é de baixa produtividade, mas o momento atual é de repensar a estratégia. “Tenho convicção de que a crise é oportunidade para repensar produtos, processos e tirar lições para nos tornarmos mais produtivos e termos empresas mais sadias”, avaliou.

 Marcelo Marx, diretor-geral da gaúcha Delta Frio, comentou como foi a experiência da empresa com o Indústria+Produtiva, programa concebido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e executado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Segundo ele, a iniciativa ajudou a identificar e resolver gargalos na produção a baixo custo e em pouco tempo. "O projeto provocou nosso olhar e encontramos outros gargalos. Realmente é um processo de melhoria contínua e isso pode ser uma realidade para pequenas e médias empresas ", afirmou o empresário.

 Iniciativas bem sucedidas como essa evidenciam a necessidade de tornar a busca pela produtividade o objeto de políticas públicas. “De fato, há lacunas nas políticas públicas voltadas para a produtividade. Precisamos ir além do aumento da produtividade da empresa por si e transformar as cadeias mais produtivas”, afirmou Marcos Otávio Bezerra Prates, diretor do Departamento das Indústrias Intensivas em Mão de Obra e Recursos Naturais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

 É prática comum entre empresas grandes desenvolver programas de melhoria contínua em busca da maior eficiência possível, mas o assunto deve estar na pauta e no planejamento dos pequenos negócios. A diretora técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Heloísa Menezes, citou iniciativas da instituição para trabalhar a produtividade de empresas e de elos produtivos, mas ressaltou a importância de melhorar a gestão dos negócios. “É aí que acontecem ganhos muito mais claros. Há empresas que tiveram 25% de ganhos de produtividade com melhora da gestão. Mas chega num limite que ações de gestão precisam ser revisitados. E é um aprendizado permanente que precisa ser feito no dia a dia”, reiterou.

 ENAI – O objetivo do ENAI, promovido pela CNI nestas quarta e quinta-feira (12), é discutir a crise econômica brasileira e os entraves ao aumento da competitividade. Durante os dois dias, os representantes da indústria vão debater com ministros, parlamentares, empresários e especialistas o tema “Brasil: ajustes e correções de rota”. O encerramento será feito nesta quinta-feira pelo ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, que vai proferir a palestra magna sobre a economia global pós-crise.

 07/03/2018 - PONTE ROLANTE 5 TON - USINA VIRÁLCOOL
 19/04/2018 - PONTE ROLANTE 10 TON - RIB-THERM
 28/11/2018 - PONTE ROLANTE 10 TON - SERT VALVE
[+] Notícias 
Autor: Ariadne Sakkis Fonte: Agência CNI de Notícias
<<--- [+] Notícias
 
ACOMPANHE AJUDA E SUPORTE INSTITUCIONAL
  FaceBook
  Twiter
  Youtube
  Blogger
>> Currículo

>> Financiamentos

  Todos os direitos reservados a Famil Equipamentos Industriais 2013 ®